Reginaldo apresenta e a Câmara aprova Moção de Repúdio ao 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército em Bela Vista  MS.

O Vereador Reginaldo Costa Borges PSDB, na sessão desta segunda-feira 13, da Câmara Municipal de Glória de Dourados-MS, apresentou e foi aprovada MOÇÃO DE REPÚDIO ao 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército em Bela Vista (MS), pelo lamentável episódio que levou o recruta Vinícius Ibanez Riquelme a óbito e vários outros soldados à hospitalização, após treinamento de campo intenso, que os levou à exaustão.

Reginaldo ressalta, “Nossa indignação, é pela inaceitável conduta da referida unidade militar, por isso, a Câmara Municipal de Glória de Dourados –MS, apresenta essa MOÇÃO DE REPÚDIO ao 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército em Bela Vista (MS). Fato lamentável o que ocorreu e vem ocorrendo com os recrutas encaminhados nesta unidade”.

“Após treinamento de campo de cinco dias, entre 22 a 26 de abril do corrente ano, os soldados no último dia voltaram em marcha a pé, quando o recruta Vinícius Ibanez Riquelme não suportou caiu no chão e desmaiou, ficando por quatro horas na enfermaria do quartel, após, no hospital de Bela Vista e por fim foi solicitada “Vaga Zero”, para a cidade de Campo Grande, sendo este transferido para a Santa Casa da Capital, vindo depois a óbito”.

“O laudo necroscópico consta que a vítima morreu por “choque, necrose centrolobular, distúrbio hidroeletrolítico, desidratação, síndrome infecciosa e realização de exercícios físicos rigorosos.” Isto é, não resta dúvida que a morte fora causada pelos intenso treinamento”.

“No mais, outros soldados tiveram febre, dores no corpo, entre outros sintomas, após as várias horas expostas ao sol, com pouca água, além do fato de terem sido obrigados a comer alho e cebola com casca, e havendo omissão pelos responsáveis em atender aqueles que estavam passando mal, como a vítima fatal Vinícius”.

Ainda, “Portanto, é com muita tristeza que, nós Vereadores da Câmara Municipal de Glória de Dourados, apresentamos a presente “Moção de REPÚDIO.” Encaminhamos cópia desta moção de repúdio ao Comando Militar do Oeste (CMO) e ao 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (10º R C Mec)”. Conclui o vereador.

Assinam também os vereadores; presidente Antônio Carlos da Silva Vieira (Tonhão), Claudia Regina Marangoni Bom (Claudia Carreiro), Carmo Feslimino da Silva (Sacolão), Milton Cesar Gomes (Miltinho), Robson de Almeida Ornelas, Caio Gracia Souza, Reginaldo Costa Borges, Lucinéia Marinho de Oliveira Nogueira e Júlio Cleverton dos Santos (Buguelo).